A CONTABILIDADE E O TEMPO

A CONTABILIDADE E O TEMPO

A CONTABILIDADE E O TEMPO

Era o tempo em que os malotes eram levados e trazidos aos clientes. Tempo em que a grande preocupação da contabilidade era entregar as guias de impostos e as folhas de pagamento em dia.

Era o tempo em que o contador tinha o apelido de “portador de más notícias”, que a presença dele ou a sua ligação telefônica eram sinônimos de problemas, mais impostos, mais guias e obrigações.

Era o tempo em que a reunião com o contador era adiada, para evitar ter que se debruçar sobre aquela “sopa de letrinhas”, onde os balanços e balancetes não faziam sentido algum. Muitas vezes informações atrasadas, mal estruturadas e obsoletas.

Era o tempo em que o contador precisava chegar muito cedo e sair muito tarde do trabalho para cumprir todas as obrigações acessórias, muitas vezes desgastado e cansado, sem tempo para o cliente, a família e para ele próprio.

Era o tempo em que a contabilidade era profissão encarada como algo burocrático, sem “gosto”, escolhida por aqueles que só podiam estudar à noite.

Era o tempo em que o próprio contador via-se como um “despachante” da Receita Federal, onde sua principal missão era enviar as obrigações acessórias dentro do prazo.

É tempo em que o contador muda o seu jeito de pensar, aproxima-se das pessoas, usa a tecnologia a seu favor, conhece os processos. Sua presença nas reuniões de negócios é imprescindível, estimada e concorrida. As informações “difíceis” são transformadas em dados relevantes e de fácil compreensão.

O contador vira “atleta”, cuida da saúde, pois sabe que ele mesmo é seu principal e mais valioso cliente. É coach financeiro, consultor empresarial, analista de dados, está nas mídias sociais, nos eventos. É protagonista da atual reorganização ética, tributária, empresarial, política, econômica e social.

É tempo onde contabilidade torna-se uma das mais promissoras profissões da atualidade, pois continua sendo a linguagem universal dos negócios.

Contab Consultoria Empresarial